Cena Cumplicidades traz oficinas gratuitas de dança
  • Dança em vão / Divulgação
    img
  •        
  • Dança em vão / Divulgação
    img
  •        

O projeto, que acontece de 29/11 até de 01/12, inclui também música e teatro

Dar passos ou saltos cadenciados ao som de uma música; bailar. Significados extraídos do Dicionário Aurélio para descrever o que qualquer pessoa poderá fazer entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro. É o projeto Cena Cumplicidades, que volta a acontecer nas cidades de Olinda e Recife, trazendo artistas de outros estados brasileiros e até mesmo internacional.

O Cena Cumplicidades é um movimento colaborativo de artistas, produtores, organizações e profissionais de diversos segmentos que se articularam sob a cumplicidade de uma mesma ideia: promover, movimentar e disseminar a cultura entre cidades do Brasil e do mundo, ao tornar estas cidades cúmplices das culturas umas das outras. O projeto conta com o apoio das prefeituras de Olinda e Recife e de instituições que respeitam e promovem a cultura. Durante esse período, além de espetáculos de dança, apresentações musicais e de teatro, haverá também oficinas gratuitas.

O professor e bailarino pernambucano, Cláudio Lacerda, vai ministrar o Workshop Dança em Vão. A oficina envolve a exploração de micro espaços, tanto na subjetividade corporal quanto na paisagem arquitetônica. Essas duas instâncias serão trabalhadas simultaneamente, como um exercício de dissolução do corpo no espaço e da fragilidade das fronteiras interno, externo e sujeito objeto; também é um exercício de dissolução da própria identidade.

Além de tentar explorar espaços de “vazamento” no ambiente urbano, como, por exemplo, frestas, reentrâncias, entradinhas, bequinhos, saliências, pórticos e outros espaços, inclusive o material desses ambientes: cimento, alvenaria, madeira, alumínios e latões, relacionando-os com as partes do corpo. Levando-se em conta que no projeto Cena Cumplicidade, as aulas serão na Casa do Turista, nos 4 Cantos de Olinda, haverá muito espaço arquitetônico para ser explorado nessa Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

A relação resultante, seja de complemento, recheio, enchimento, transbordamento, esconderijo e envolvimento de partes de casas, igrejas, prédios, casarios, postes, monumentos, vai dar oportunidade de outros olhares para o espaço e o corpo que o habita. A dissolução do corpo e da identidade no contato com esses espaços de vão é a proposta de um caminho para a autoinvestigação de movimento e autodescoberta pessoal e artística. O workshop envolve experimentação, improvisação e composição de partituras de movimento, funcionando num espiral.

De acordo com o professor Cláudio Lacerda, depois de três encontros, com 3 horas de aula cada um, os alunos estarão prontos para fazer uma bela apresentação, como conclusão do workshop. Esse fechamento acontecerá no sábado (01-12), à tarde (a partir das 16h30), com intervenções pelo Alto da Sé, também em Olinda. Para participar das oficinas basta se inscrever pelo e-mail bureaudecultura@gmail.com ou pelo telefone (81) 88371485. A inscrição é gratuita, mas o número de vagas é limitado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quinta (29/11)

CASA DO TURISTA (Olinda) FORMAÇÃO Oficina Dança em Vão com Cláudio Lacerda (Recife /BRA) 14h às 17h

Sexta (30/11)

CASA DO TURISTA (Olinda) FORMAÇÃO Oficina Dança em Vão com Cláudio Lacerda (Recife/BRA) 14h às 17h

Sábado (01/12)

CASA DO TURISTA (Olinda) FORMAÇÃO Oficina Dança em Vão com Cláudio Lacerda (Recife/BRA) 9h às 12h

DANÇA e FORMAÇÃO Resultado da Oficina Dança em Vão Cláudio Lacerda e os alunos da oficina (Recife/BRA) 16h30 – intervenções pelo Alto da Sé




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • Histórias mágicas contadas através do balé clássico
    Histórias mágicas contadas através do balé clássico
  • A Bela Adormecida despertada pela Academia Fátima Freitas
    A Bela Adormecida despertada pela Academia Fátima Freitas
  • 50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo
    50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo

Deixe um comentário

Mensagem