Soneto de Luna Clara | Studio Karina Leiro (PE)

Categoria:

  • Soneto de Luna Clara / FOTO: Juliana Lombardi
    img
  •        
  • Soneto de Luna Clara / FOTO: Juliana Lombardi
    img
  •        
  • Soneto de Luna Clara / FOTO: Juliana Lombardi
    img
  •        
  • Soneto de Luna Clara / FOTO: Juliana Lombardi
    img
  •        

Originário da região de Andaluzia, na Espanha, o Flamenco possui diferentes palos, ou bailes, que podem alegres, tristes e densos. Alguns deles serão apresentados no espetáculo Soneto de Luna Clara, realizado pelo Studio Karina Leiro em parceria com o Instituto Cervantes. O show acontecerá no dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), onde 33 alunas de flamenco contarão a história de uma mulher durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).

Luna, interpretada pela bailarina Anny Araújo, é uma espanhola da cidade de Sevilla que é apaixonada pela obra do poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Ao acompanhar os eventos da vida do artista, preso e depois executado durante a Guerra, Ela passa por sentimentos diversos entre a tristeza, esperança e felicidade. Tudo o que ela sente será representado em doze palos (bailes flamencos): desde a alegre Sevillana, dança folclórica em quatro parte, até a intensa Seguiriya, um baile pausado, solene, com uma música intensa que reflete os relacionamentos humanos, o amor e a morte.

Acessórios tradicionais como as castanholas, leques e mantón (um tipo de xale) também não irão faltar nas coreografias. “O Flamenco é uma dança que fala da história da vida de cada um de nós, porque fala muito sobre o cotidiano, da vida das alegrias das festas, mostra um pouco das nossas vidas, onde passamos por alegrias, celebrações ou momentos fortes”, define Karina Leiro, diretora geral do espetáculo. Com quase vinte anos de carreira, Karina foi professora do curso de flamenco da UFBA e estudou flamenco em Sevilla.

Todas as coreografias serão acompanhadas por um grupo de músicos flamencos ao vivo: entre eles Eduardo Bertussi (guitarra flamenca), Tomas Puga (cante) e Elena Diz (cante e percussão), Rodrigo Sestrem (flauta) e Lucas Almeida (violoncelo). Os ingressos custam R$ 20 (preço único), à venda nas lojas Trocando em Miúdos (81 3369.7766 e 3048.1908) e no Instituto Miguel de Cervantes (81 3334.0450). Mais informações: (81) 93925252.

Ordem das apresentações

Soleá de mantón

Sevillana

Tarantos

Instrumental

Soleá por bulería

Seguiriya

Martinete

Tango de Sant’ana

Alegria com castanhola

Tango de leque

Bulería

Juerga

 

 

 

Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • Espetáculo une dança e capoeira
    Espetáculo une dança e capoeira
  • Pernambucano é destaque no Festival de Dança de Joinville
    Pernambucano é destaque no Festival de Dança de Joinville
  • Terceira Mostra de Dança Divertissement, do Núcleo de Danças Venícius Passos
    Terceira Mostra de Dança Divertissement, do Núcleo de Danças Venícius Passos

Deixe um comentário

Mensagem