2º Fórum de Artes Performativas

Categoria:

  • Andre e Eleonora / FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Joãoo Lima e Vitor Roriz / FOTO: Tristán Pérez Martín
    img
  •        
  • Andre e Eleonora / FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Joãoo Lima e Vitor Roriz / FOTO: Tristán Pérez Martín
    img
  •        

Com o tema Mundos Possíveis, o Fórum de Artes Performativas realiza sua segunda edição, propondo uma experiência intensa de intercâmbio, criação e pesquisa artística. O evento acontece de 25  30 de novembro, no Museu da Cidade do Recife (Forte Cinco Pontas), mas as inscrições para inscrições, gratuitas, de trabalhos já estão abertas e vão até 03 de agosto. Cada artista ou pesquisador entre os oito selecionados, divulgados no dia 7 de agosto, receberá uma ajuda de custo de R$ 600 e estará automaticamente inscrito em todas as atividades, incluindo as oficinas. 

A duração da apresentação de cada trabalho sugerido para o seminário deve ser de 30 minutos. As propostas precisam dialogar com o tema Mundos Possíveis, ou seja, refletir sobre as possibilidades de composição e transformação de perspectivas para a realidade através da arte; possibilidades de (re)invenção da cena, do corpo e da comunidade; exploração de diferentes modos de linguagem; interconexão entre o sensual e o conceitual ou sobre o desejo como conhecimento.

Nesta segunda edição, que acontece a partir do amadurecimento das experiências compartilhadas quando da primeira realização do evento, em 2009, acontecerão duas oficinas prático-teóricas ao longo do encontro. Performar. Um workshop em ação acontece de 28 a 30 de novembro de 2014, das 9h às 12h, com Eleonora Fabião (Professora Adjunta, Curso de Direção Teatral, Escola de Comunicação, UFRJ) e André Lepecki (Associate Professor, Dept. of Performance Studies, NYU), trabalhando na convergência das áreas da performance, da dança, do teatro e da teoria da performance.

Já a oficina Composição em movimentserá realizada de 25 a 27 de novembro de 2014, das 8h às 13h, com o coreógrafo e intérprete independente João Lima. Pernambucano de origem, João Lima integrou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança (Portugal) e em seguida concluiu a formação ESSAIS no Centre National de Danse Contemporaine d´Angers (França). Ensinou composição em diversas organizações no Brasil, Argentina e Espanha.

Os seminários e debates estão programados para os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 17h. No dia 29 de novembro, às 20h, será apresentada a performance Palavrando, concebida pela performer Eleonora Fabião, doutora em Estudos da Performance (NYU) e pelo performer, curador e ensaísta André Lepecki, doutor pela New York University e autor de Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement (traduzido atualmente em 9 línguas). Mais informações: articulacoes2014.wordpress.com e forumarticulacoes@gmail.com.

 

 

 

Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • A complexidade humana em forma de dança
    A complexidade humana em forma de dança
  • Dança, improvisação e capoeira em ensaio aberto
    Dança, improvisação e capoeira em ensaio aberto
  • Com o sabor de dança espanhola
    Com o sabor de dança espanhola

Deixe um comentário

Mensagem