Nuvens de Insetos | Cia. Fragmentos (SP)

Categoria:

  • Nuvens Insetos | FOTO: Vitor Vieira
    img
  •        
  • Nuvens Insetos / FOTO: Vitor Vieira
    img
  •        

Nuvens de Insetos será apresentado neste sábado (07), às 21h, no Teatro Hermílio Borba Filho, Bairro do Recife, Recife (PE). A ideia da montagem surgiu durante temporada de outro espetáculo da Cia. Fragmentos, em São Paulo, há dois anos, onde os artistas do grupo promoveram uma ação junto ao público passante: abordaram os transeuntes e propuseram que escrevessem uma carta. Com o tema: “O que você escreveria se fosse sua última carta?”, a companhia coletou mais de 100 cartas.

“Um homem relatou que gostava de procurar formas em nuvens: ‘gosto quando enxergo formas de insetos gigantes’”, explica a coreógrafa Vanessa Macedo, sobre a escolha do nome Nuvens Insetos para o espetáculo da companhia. “Ficamos em dúvida se as pessoas disponibilizariam as cartas para o processo criativo do espetáculo. Quando as cartas foram abertas, percebemos todo um conteúdo de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência”, lembra a coreógrafa.

E essa atmosfera foi transferida para a coreografia do espetáculo.  A relação entre os intérpretes é de um contato solitário; a relação com o espaço é uma necessidade contínua de retorno ao ponto de partida. As coreografias propõem formas diferentes do corpo de se comunicar com o outro para chegar (encontrar-se) em si mesmo. Para os artistas, a experiência foi muito rica, já que eles tiveram a oportunidade de conhecer outras pessoas, conversar sobre suas histórias, suas despedidas.

Assim, Nuvens insetos relaciona o conteúdo registrado nessa forma de correspondência com outras possibilidades de comunicação do corpo, enfatizando a expressividade das mãos, ou as mãos como formato de comunicação e expressão corporal. A pesquisa, sempre em busca de uma nova forma de comunicação buscou no estudo da linguagem das libras uma metáfora para o corpo.

FICHA TÉCNICA | Coreografia e Direção: Vanessa Macedo / Intérpretes: Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Maitê Molnar e Vanessa Macedo / Criação de Luz: André Prado / Trilha Sonora: Gustavo Domingues / Colaboração Artística: Angela Nolf / Produção Geral: Gabi Gonçalves

Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • Bailarinos transformam aeroporto em palco
    Bailarinos transformam aeroporto em palco
  • Elasticidade com gingado
    Elasticidade com gingado
  • Mostra Brasileira de Dança abre inscrição para suas oficinas
    Mostra Brasileira de Dança abre inscrição para suas oficinas

Deixe um comentário

Mensagem