Pontas de Pernambuco na Alemanha
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        

A bailarina clássica Amanda Vieira, que fez parte da Escola Bolshoi Brasil, vai integrar a Companhia da Ópera de Dortmund

| Texto: Marília Ferreira |

É na ponta dos pés da bailarina Amanda Vieira, mais um jovem talento, que o balé clássico pernambucano está ganhando o mundo. Filha de pernambucanos, Amanda é alagoana de nascimento, mas veio com a família para Pernambuco com cinco dias de nascida. Hoje, aos 18 anos de idade, ela recorda como iniciou de forma inocente na dança aos 3 anos: “Quando estava saindo da aula de natação vi uma aula de balé e pedi para minha mãe pra dançar. Estudei por 12 anos no Ballet Maysa”.

Após ingressar no Ballet Gonzalez ela começou a participar de mostras competitivas de dança, até que em maio de 2013 durante o Ballace Festival Nacional de Dança realizado em Camaçari na Bahia, ela conseguiu ser aprovada na concorrida seletiva para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. “Fui a única do evento a ganhar a bolsa direto, sem precisar passar por uma outra seleção que acontece em outubro. Assim me mudei para Joinville já em agosto de 2013”, conta ela.

Localizada em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única Escola do Bolshoi fora da Rússia é uma instituição reconhecidamente consolidada quanto a formação e lapidação de talentos da dança e nesse sentido, é uma das escolas mais almejadas para o crescimento profissional de bailarinos e bailarinas. Para alcançarem seus objetivos na dança, os alunos precisam estar comprometidos com a rotina de treinamentos da Escola e a dedicação é um dos principais requisitos para alcançar o sucesso.

“No Bolshoi eu tinha 4 horas de aula por dia. Além das aulas tinha ensaio com os professores e completava com ensaios sozinha. Também pesquisava e assistia muitos vídeos de balé quando estava em casa”, comenta Amanda sobre a sua rotina enquanto aluna no Bolshoi Brasil. Entre as experiências que vivenciou na dança, ela destaca também a participação em espetáculos com a Academia Fátima Freitas, workshops no Studio de Dança Nice Gazzaniga e no Ária Social com a Professora Inês Lima, e o privilégio de ser orientada por Diego López (Argentina/Rio de Janeiro) e por Gilbert D’Assis (Minas Gerais).

E o talento da jovem bailarina está ganhando o mundo, Amanda recentemente assinou contrato com a Companhia da Ópera de Dortmund e já está de viagem marcada rumo à cidade alemã Dortmund para trabalhar na Companhia. A oportunidade surgiu durante a edição deste ano do Seminário Internacional de Dança de Brasília, um dos eventos mais importantes do Brasil e respeitado internacionalmente, reconhecido por possibilitar visibilidade e promover carreiras internacionais aos talentos do ballet brasileiro, através de estágios, bolsas e contratos em conceituadas companhias internacionais.

Sobre o processo seletivo desse importante passo na carreira ela conta: “Em julho desse ano eu fiz aulas e participei da competição no Seminário Internacional de Dança de Brasília – DF, onde Raimondo Rebeck, coreógrafo da Companhia de Dortmund, me viu e propôs o contrato. Dia 18 de agosto viajo para a Alemanha, começando o trabalho no dia 21, quando começa a temporada da companhia”. O saldo do evento foi tão positivo que Amanda também recebeu bolsas de estágios para instituições da França e da Suíça. “Expliquei para os professores que me ofereceram os estágios que eu tinha assinado o contrato, eles entenderam e me disseram para fazer os cursos que os estágios oferecem quando eu tiver uma folga na companhia, como em feriados ou nas férias”, comenta ela.

A mesma dedicação com que Amanda encara a dança também está presente nos estudos escolares, quando ainda estava no 2° ano do ensino médio, ela foi aprovada nas três universidades públicas do estado, chegou até a se matricular no curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, mas não foi possível cursá-lo, já que nesse período foi selecionada para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e precisou se mudar para Joinville. Os seus planos com relação aos estudos universitários continuam, e a dança agora está presente também como área de estudo, sobre isso ela diz: “Pretendo no futuro fazer alguma faculdade relacionada à dança, mas quero fazer fora do Brasil porque lá a dança é muito mais valorizada do que aqui”.

À primeira vista as mudanças são difíceis, tem a distância e a vida em outra cultura, porém com o apoio da família e o foco nos objetivos, as mudanças necessárias ao crescimento profissional são encaradas de forma positiva. O amor pela dança e a dedicação à arte, são elementos motivadores para a realização dos sonhos de Amanda, nesse sentido, as expectativas sobre essa nova etapa na vida da bailarina são as melhores possíveis. “Estou muito ansiosa e animada para chegar logo em Dortmund e poder finalmente dizer que trabalho com o que eu amo. Sempre esperei o momento em que eu pudesse viver e me sustentar apenas da dança, e esse momento finalmente chegou!”, conta Amanda Vieira.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • Histórias mágicas contadas através do balé clássico
    Histórias mágicas contadas através do balé clássico
  • A Bela Adormecida despertada pela Academia Fátima Freitas
    A Bela Adormecida despertada pela Academia Fátima Freitas
  • 50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo
    50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo

2 Comentários

Beatrice Soares

2014-08-15 21:36:06 Responder

Tive o privilegio de fazer aulas junto com Amanda, além de ser uma linda bailarina, ela tbm é linda por dentro.. Tem uma simplicidade incrível! Uma pessoa que transmite tranquilidade e paz com sua linda humildade.. Que Deus continue abençoando e guiando os passos dela nessa nova jornada !

Edna Alves

2014-08-15 21:41:14 Responder

Parabéns Amanda. Feliz com seu sucesso.

Deixe um comentário

Mensagem