Projeto vai mapear a dança nas capitais brasileiras
  • Pesquisa sobre a dança nas capitais brasileiras
    img
  •        
  • Pesquisa sobre a dança nas capitais brasileiras
    img
  •        
  • Pesquisa sobre a dança nas capitais brasileiras
    img
  •        
  • Pesquisa sobre a dança nas capitais brasileiras
    img
  •        

Indivíduos, grupos e instituições de dança podem participar da pesquisa até o dia 11 de agosto, através do site do projeto

O projeto “Mapeamento da dança nas capitais brasileiras” realiza cadastro até o dia 11 de agosto de bailarinos, grupos e instituição de dança em oito capitais, incluindo o Recife. Interessados podem participar da pesquisa através do site do programa. A iniciativa surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC) como uma ação prioritária de diagnóstico da área, cuja primeira etapa se tornou realidade através de assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a UFBA e a FUNARTE/MINC.

A ideia é identificar agentes da dança (indivíduos, grupos e instituições) que atuam nas áreas de formação e produção artística. Além de informações cadastrais básicas, serão coletados dados quali-quantitativos desses agentes, visando a construção de um panorama da dança que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), com coordenação geral da Profa. Dra. Lúcia Matos (PPGDança – UFBA), através de uma rede composta por pesquisadores de nove universidades: UNESPAR Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Estão envolvidos 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação, oriundos de nove universidades.

Como resultados do projeto, será gerado um banco de dados público com informações básicas dos informantes que permitirem a divulgação e uma publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras, levando em consideração os multifacetados modos de organização, processos e configurações da dança no país. Esses dados serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança (MINC/ CNPC, 2010).

Cada uma das capitais tem uma equipe local. No Recife, a equipe é formada por uma coordenação, Profa. Dra. Roberta Ramos Marques (UFPE); uma pesquisadora, a Profa. Dra. Adriana Gheres (UPE); e 6 estudantes do curso de Licenciatura em Dança da UFPE. O grupo conta com os apoios locais da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, da Mostra Brasileira de Dança e do Paço do Frevo, estando disponíveis para dirimir dúvidas e dar maiores informações sobre o funcionamento do projeto no município através do e-mail mapeamentodanca.nucleorecife@gmail.com.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • 50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo
    50º espetáculo do Ballet Lúcia Helena D’Angelo
  • Studio de Danças apresenta o espetáculo Inspiração
    Studio de Danças apresenta o espetáculo Inspiração
  • Musical sobre Shrek ganha versão recifense
    Musical sobre Shrek ganha versão recifense

Deixe um comentário

Mensagem