RecorDança traz acervo sobre a dança do Recife
RecorDança traz acervo sobre a dança do Recife

Fotos, vídeos e informações sobre espetáculos pernambucanos, entre 2000 e 2010, ficam disponíveis online a partir desta quarta-feira (19)

O Acervo RecorDança vai completar 10 anos em 2013 com novo site e novas informações sobre a dança recifense. Ao longo de 2012, a equipe do acervo realizou o projeto Desdobramentos da Dança do Recife do Séc. XXI, e se dedicou a organizar, digitalizar e inserir na web fotos, vídeos e informações sobre espetáculos, artistas e grupo atuantes na capital pernambucana entre 2000 e 2010. Todo o material poderá ser acessado desta quarta-feira (19), no site da associação, que conta com um sistema de pesquisa mais eficiente para o usuário e apresenta novas interfaces.

Uma das novidades da página é a exposição de fotos que será atualizada todo o mês, com o material mais atual do acervo. Neste ano, o acervo também ampliou a sua interface com os internautas a partir do facebook e twiter, que também podem ser acessados facilmente pelo novo site. Outra novidade é que o acervo de vídeos foi ampliado, com entrevistas, registro de espetáculos, pesquisas e processos criativos, documentários e making offs de trabalhos realizados na cidade, todos com fácil e rápida visualização pelo público na própria página.

Todo o material novo disponível no site foi fruto de uma parceria inédita entre o Acervo RecorDança e o curso de Licenciatura em Dança UFPE, que doou ao acervo registros históricos de pesquisa realizada por alguns estudantes do curso. A pesquisa realizada pelos alunos da UFPE, que contou com a orientação da professora Dr. Roberta Ramos, doou ao acervo documentos de 16 artistas e grupos da cidade: Tainá Barreto, Priscilla Figueirôa, Renata Muniz, Maria Agrelli, Valéria Vicente, Kleber Lourenço Maria Acselrad, Patrícia Cruz, Ivaldo Mendonça, grupo Acupe , Cia. Etc. , Dante Cia de Dança , Totem, Compassos Cia de Danças, Vias da Dança e  Grupo Grial.

A pesquisa reúne mais de 200 fotos, 20 fichas técnicas de espetáculos, coreografias e performances, 27 vídeos, além de jornais, programas, panfletos, projetos de cenário, plano de luz, esboço de figurinos, anotações de processos criativos, entre muitos outros documentos referentes ao período de atuação de 2000 a 2010 dos artistas pesquisados.

“O Acervo RecorDança ao longo dos últimos nove anos se dedica a memória da dança. Nessa nova pesquisa estamos atualizando os dados referentes aos artistas e grupos de Recife, fazendo quase que uma pesquisa em tempo real, relatando fatos de uma história do tempo presente e disponibilizando tudo em um novo site, de forma gratuita. Essa iniciativa contribuiu para difusão do conhecimento da dança  e da cultura pernambucana pelo país”, afirma Liana Gesteira, coordenadora do Acervo.

Além de disponibilizar na internet, os vídeos do acervo poderão ser acessadas em 10 instituições culturais que vão receber uma cópia dos DVDs com o material da nova pesquisa: a Biblioteca Estadual Pres. Castelo Branco (PE), a Biblioteca Osman Lins Centro Apolo Hermilo (PE), Fundação Joaquim Nabuco (PE) Universidade Federal de Pernambuco (PE), a FUNDARPE (PE), a Associação Reviva (PE), a Artepe  (PE), o SATED (PE), a Universidade Federal da Paraíba (PB) e o Acervo Mariposa (SP).




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

POSTS RELACIONADOS:

  • Mostra Só Dança PE chega à terceira edição
    Mostra Só Dança PE chega à terceira edição
  • Caruaru ganha seu primeiro congresso de dança
    Caruaru ganha seu primeiro congresso de dança
  • Mundo ao redor da dança
    Mundo ao redor da dança

Deixe um comentário

Mensagem