Espetáculo Eu, Rainhas!

Categoria:

  • Eu, Rainhas!
    img
  •        
  • Eu, Rainhas!
    img
  •        

O quê? Espetáculo Eu, Rainhas!
Quando: 09 de dezembro de 2021
Horário: às 19h30
Onde: Teatro Barreto Júnior – Rua Estudante Jeremias Bastos, Pina (Recife, PE)
Ingressos: R$10,00 + 1k de alimento não perecível
Informações: @eurainhas

SOBRE:

Carnaval, empoderamento, vivências femininas e cultura popular é o mote do espetáculo Eu, Rainhas! A obra, baseada em dramaturgias pessoais, conta a história de mulheres, passistas, dançarinas, admiradoras dos festejos carnavalescos e foliões, apresentando suas lutas e suas vitórias no decorrer da vida, da invisibilidade ao cargo maior da festa de momo: Rainha do Carnaval do Recife.

O espetáculo teve sua prévia em julho de 2021, no Canal Pe no Ar, na plataforma do Youtube, e sua montagem contou com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, com gravação no próprio Teatro Barreto Júnior, pelas lentes do Studio Lumix e direção de vídeo de Antonio Pastich. Eu,Rainhas! é um espetáculo de dança que faz o resgate histórico e cultural deste personagem que se evidencia no período carnavalesco: A Rainha do Carnaval do Recife, trazendo uma reflexão das motivações que levam as pessoas ao concurso a evolução do concurso nas décadas, bem como visão holística para o futuro desta representatividade.

Através do universo da dança, regido pelo ritmo maior da manifestação carnavalesca, o Frevo, bem como por outras manifestações populares na qual permeia o Estado de Pernambuco, em especial, a cidade de Recife, propomos provocar o público para um olhar a Rainha do Carnaval, a voz e a representatividade da mulher pernambucana dentro de uma manifestação de forte influência do Momo.

Durante o processo de construção do espetáculo, a dançarina pernambucana e Rainha do Carnaval nos anos de 2002 e 2004 , Rensch Reiva, propôs-se a uma pesquisa artística, in loco, de entrevistas com as Rainhas do Carnaval do Recife das últimas décadas, coordenado pela Mestra em Antropologia Rosalia Andrade, observando suas trajetórias, seus anseios e dificuldades acerca da realização do sonho de se tornar a figura maior dos festejos de momo, assim como entrevistas com organizadores, coreógrafos, trabalhando no seu corpo a vivência antropológica adquirida na pesquisa e com auxílio de Ladimir Silva (direção geral) , César Michiles (trilha sonora), Alisson Lima (coreografia), Fabio e Américo (figurinos) e Pedro Pernambuco, trazendo à cena o olhar cuidadoso que acrescenta as vivências da solista , mostrando o que há de mais belo e forte em cada uma das rainhas interpretadas no espetáculo.

O espetáculo revela ainda a força ancestral que cada uma delas possui e passa a mensagem de respeito e empoderamento, tão necessária diante dos momentos difíceis que estamos passando há tantos séculos e conta com a participação de 02 Rainhas do Carnaval que configuram um momento histórico no palco: A reunião de bicampeãs do Rainha do Carnaval do Recife.

Neste mesmo dia, o público poderá contemplar o espetáculo do Balé Deveras (@bale.deveras) intitulado “Deveras e suas falas”, que trata da história de luta e resistência do segundo balé mais antigo em funcionamento da cidade e exposição do trabalho, também contemplado pela Lei Aldir Blanc, cujas pesquisas e depoimentos serão disponibilizados ao longo do espetáculo.

Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    Deixe um comentário

    Mensagem