Espetáculo Inverso Concreto, do grupo Cláudio Lacerda Dança Amorfa

Categoria:

  • Inverso Concreto | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        
  • Inverso Concreto | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        
  • Inverso Concreto | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        
  • Inverso Concreto | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        

O quê? Espetáculo de dança Inverso Concreto
Dias: versão 1 já disponível e próxima estreia no dia 12 de dezembro (domingo)
Horário: às 20h
Onde: Transmissão ao vivo pelo Youtube do Cláudio Lacerda Dança Amorfa
Informações: www.claudiolacerda.blogspot.com e Instagram @claudiolacerdadancaamorfa 

SOBRE:

O grupo Cláudio Lacerda Dança Amorfa estreia neste domingo (12), às 20h, a 2ª versão do espetáculo Inverso Concreto, terceiro desdobramento artístico da pesquisa em dança Contraespaço, inspirado e estimulado a partir dos projetos da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid. A exibição será transmitida ao vivo de forma gratuita pelo canal do youtube do grupo. Ao final, haverá um debate comandado por um grupo de estudantes do curso de dança da UFPE que, junto com os bailarinos e o público, irão comentar um pouco sobre as percepções obtidas durante a projeção.

O espetáculo de dança tem produção executiva de Clarisse Fraga, da Bureau de Cultura e conta com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). A transmissão será pelo Youtube. “Inverso concreto” é estruturado em módulos com duas versões distintas com a intenção de trabalhar a imaginação corporal, espacial e de movimento que a arquitetura proporciona. A primeira versão já está no ar desde o último domingo (5). O trabalho é dirigido pelo coreógrafo, bailarino, pesquisador e professor do Departamento de Artes da UFPE, Cláudio Lacerda, e formada pelos bailarinos Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira e Stefany Ribeiro.

Através das obras radicais de Hadid, ora cheias de curvas, ora com arestas pronunciadas convergentes e divergentes, com grandes espaços vazados e dissoluções entre verticalidade e horizontalidade, os bailarinos permitem-se ter uma maior fluidez na movimentação e descobrir novos modos de relacionamento e de desestabilização e estabilização. Lacerda diz que já na pesquisa, vários fluxos foram ativados. “A intenção nunca foi “traduzir” a arquitetura de Hadid para a dança, mas sim, trabalhar através do devaneio e da imaginação corporal, espacial e de movimento que a obra dela nos proporcionou”.

Diferente dos desdobramentos anteriores – o espetáculo Transiterrifluxório e a videodança Transiterrifluxório REC, que foram propostos para fora da caixa cênica, explorando os diversos ambientes de um determinado prédio ou área, Inverso Concreto é proposto para o palco cênico. “É uma proposta que nos permite explorar a plasticidade do material de dança criado, no qual os movimentos são resultados de seus inversos e constituem novas concretudes e possibilidades de existência, e diferentes ordenamentos a cada apresentação. Em cada nova estrutura, novas significações tendem a aflorar”, aponta Lacerda, reforçando o quanto essa liberdade em não ter uma única linearidade na estrutura é interessante para gerar diferentes significações aos espectadores.

Atuando sinestesicamente com a dança, a cenografia de Renata Gamelo, as projeções de imagens de obras de Hadid (registradas in loco por Cláudio Lacerda), a iluminação de Luciana Raposo e as sonoridades concebidas por Cláudio Lacerda e editadas por João Vasconcelos oferecem diferentes camadas de texturas sensoriais para a fruição pelo espectador, que será único em construir seus próprios sentidos para o espetáculo.

FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção e Coreografia: Cláudio Lacerda
Colaboração criativa: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira, Stefany Ribeiro
Dança: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira, Stefany Ribeiro
Cenografia: Renata Gamelo
Execução do cenário: Rômulo Nascimento e Hermano Ramos. Agradecemos ao Lab Maker Unicap-Icamtech.
Iluminação: Luciana Raposo
Figurinos: Djalma Rabêlo; acervo do grupo
Concepção de trilha sonora e de edição de vídeo das projeções: Cláudio Lacerda
Edição de som e operação de som: João Vasconcelos
Registro em vídeo do espetáculo e edição: Morgana Narjara
Edição de vídeo das projeções: João Maria
Fotografia: Rogério Alves
Produção executiva: Clarisse Fraga / Bureau de Cultura
Assistência de produção: Edy Fernandes e Ladjane Rameh
Duração aproximada de cada vídeo: 45 minutos

Incentivo:
Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Mais informações sobre o grupo Cláudio Lacerda Dança Amorfa:
www.claudiolacerda.blogspot.com

Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    Deixe um comentário

    Mensagem