Bailarinas assumem direção de tradicional escola de balé clássico do Recife
  • As diretoras Juliana Siqueira e Beatriz Gondra | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        
  • Juliana Siqueira, Ruth Rozenbaum, Lúcia Helena Gondra e Beatriz Gondra | FOTO: Rogério Alves
    img
  •        

Com 43 anos de atuação, Studio de Danças passa a ser dirigido pelas por Beatriz Gondra e Juliana Siqueira

Uma das escolas de balé clássico mais antigas em funcionamento do Recife renova sua direção. O Studio de Danças, fundado em 1978 por Ruth Rozenbaum e Lúcia Helena Gondra, passa a ser dirigido pelas bailarinas Beatriz Gondra e Juliana Siqueira. Localizado no bairro das Graças, na Zona Norte da capital pernambucana, o espaço vem desenvolvendo um trabalho de educação e cultura na formação do bailarino.

Ao longo das suas quatro décadas, apresentou mais de 43 espetáculos, como Visões Secretas, La Boutique Fantasque, Les Sylphides, O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Pastoral, Todas as Cores do Branco, Carrossel de Sonhos, Nação Esplendor, Suíte de Dom Quixote e Giselle. Em 1997, abriu também seu Teatro Ribalta, onde realizou e divulgou manifestações culturais diversas, além da dança.

[Cenas do “Na Sala”, apresentado online]

Para as novas diretoras, tradição na qualidade da formação sempre foi a marca do Studio de Danças. “Nossa proposta é continuar incentivando esta realização, porém sempre de olho no futuro, acompanhando os novos tempos e suas atuais demandas, contribuindo para o desenvolvimento artístico de nossa cidade”.

Sobre os desafios de assumir uma escola de dança com tantos anos de atuação e em plena pandemia, Beatriz e Juliana contaram que, diante desse cenário complexo, requer um grande senso de responsabilidade e compromisso. “Ao mesmo tempo, sentimo-nos bastante orgulhosas e felizes por nos terem confiado uma missão dessa magnitude. Nosso maior intuito é honrar as figuras de Ruth Rozembaum e Lúcia Helena Gondra e tudo o que elas construíram e, é claro, deixarmos também a nossa marca nessa história”.

As bailarinas também destacaram que o balé clássico continua sendo o “carro-chefe” do Studio de Danças, mas a escola está abertas a novas linguagens de dança e movimento, “assim como sempre tem acontecido durante esses 43 anos de existência do Studio”, lembram Beatriz Gondra e Juliana Siqueira. Atualmente, contam com aulas de clássico, contemporâneo, moderno, popular, yoga e pliates (parceria com o Ponto6 pilates).

[Cenas de Dom Quixote, 2018]

Para comemorar a transição, as diretoras já anunciam seu espetáculo de fim de ano, realizado de maneira presencial, de acordo com os protocolos sanitários. No ano passado (2020), por conta do cenário mais crítico da pandemia, não realizaram apresentações presenciais, só virtualmente, com gravação do “Na Sala”. Neste ano, retornam aos palcos do teatro com o clássico O Quebra Nozes, que vai ser realizado em parceria com o Pina Ballet Hall.

“Será um evento importante, que marcará o nosso recomeço junto com o começo do Pina, que fará o seu primeiro espetáculo. Além disso, está nos planos a realização de aulões e oficinas, tanto para os nossos alunos quanto para o público em geral. Pretendemos também batizar as nossas salas de aula, em homenagem às nossas eternas diretoras – Ruth Rozenbaum e Lúcia Helena Gondra”, adiantam as bailarinas e diretoras do Studio de Danças.

A escola fica na Rua das pernambucanas, 79, Graças (Recife, PE). Mais informações pelo Instagram @studiodedancas.recife, telefone (81) 99194.6894 ou e-mail contatostudiodedancas@gmail.com. Abaixo, saiba mais sobre as bailarinas.

BEATRIZ GONDRA

Bailarina, professora e instrutora de Pilates. Sua formação como bailarina foi no Studio de Danças. Tem formação a Licenciatura em Educação Física pela ESEF-UPE e é Mestra em Treino de Crianças e Jovens pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.

Estagiou na PALLCO School & Conservatory – Oporto Ballet School em Porto, Portugal, onde aplicou seu estudo de mestrado. Tem também formação em Pilates (PilatesZone), Enquanto bailarina, já participou da Criart Cia de Dança – Olinda/PE, da Cais Cia de Dança – Recife/PE e continua representando o Studio de Danças em festivais e espetáculos diversos.

JULIANA SIQUEIRA

Bailarina, professora e pesquisadora. Fez sua formação em balé clássico no Studio de Danças, onde sempre permaneceu. É também integrante do grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa, além de ter participado de diversos grupos e projetos como bailarina clássica, contemporânea e de dança popular.

Tem Licenciatura em Educação Física pela ESEF-UPE, com graduação sanduíche na Universidade do Porto – Portugal. É u Especialista em Ensino da Dança, também pela ESEF-UPE e Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE, cuja pesquisa resultou, dentre outras coisas, na publicação do meu livro “Sobre as pontas dos pés”.

No Ensino Superior, lecionou nos cursos de Bacharelado em Educação Física (UniFBV e UNIFAVIP) e Licenciatura em Dança (UFPE), como substituta. É ainda uma das idealizadoras e coordenadoras da primeira Especialização em Ensino do Balé Clássico do Brasil (Faculdade IDE). Tem certificação em Pilates (PilatesZone) e em Progressing Ballet Technique-PBT.

APOIE NA PONTA DO PÉ

Ajude Na Ponta do PÉ a continuar divulgando a dança, através de conteúdo jornalístico de qualidade. Doações para ajudar a manter nossa redação podem ser feitas via PIX – chave/e-mail: redacao@napontadope.com. Colabore com qualquer valor, a partir de R$ 1,00. Caso possa contribuir, manda um oi pra gente por e-mail (com o comprovante), pois queremos agradecer diretamente e te adicionar na nossa listinha especial de colaboradores. ❤️

E já se inscreveu no nosso canal do YouTube? Se inscreve para conferir vídeos de dança, entrevistas com bailarinos, cobertura de espetáculos e muito mais sobre o mundo dançante! =)




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Festival de Vídeos de Dança “Na Ponta do PÉ”: 1º DIA
      Festival de Vídeos de Dança “Na Ponta do PÉ”: 1º DIA
    • Aberta a temporada de espetáculos de final de ano
      Aberta a temporada de espetáculos de final de ano
    • Programação do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ
      Programação do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ

    Deixe um comentário

    Mensagem