Criart Cia. de Dança comemora 21 anos com vídeo inédito, produzido à distância
  • Criart Cia. de Dança | FOTO: Reprodução
    img
  •        
  • Criart Cia. de Dança | FOTO: Reprodução
    img
  •        

A companhia foi idealizada pela coreógrafa Paula Azevedo e fundada em 1999, em Olinda (PE), incorporando elementos da cultura popular com uma releitura contemporânea

Reconhecida por trazer nos seus movimentos passos das danças populares, mas fazendo uma releitura contemporânea, a Criart Cia. de Dança completa 21 anos. Fundada em 22 de agosto de 1999, pela bailarina e coreógrafa Paula Azevedo, em Olinda (PE), a companhia traz no seu repertório espetáculos que exploram as raízes pernambucanas, brasileiras e herança africana, entre outras temáticas.

Nos seus passos, é possível identificar frevo, macaratu, ciranda, caboclinho, cavalo marinho, coco de roda, dança africana e várias danças populares. Mas a Criart também faz uma fusão com o balé clássico e dança contemporânea, além de apresentar alinhamentos e movimentos próprios, que surgiram durante o processo criativo da coreógrafa ao longo da sua experiência na dança.

Porém, como toda a arte vem sendo afetada durante esta pandemia, a Criart também não conseguiu colocar em cena seus espetáculos. Então, surgiu a ideia de produzir um vídeo de dança, mas produzido com bailarinos à distância. O projeto conta com direção do fotógrafo André Ferreira, coreografia de Paula Azevedo e música de Rannieri Oliveira, composta em 2005, especialmente para um dos espetáculos da companhia.

A coreógrafa conta que a idealização do vídeo foi a partir de uma conversa com André Ferreira. Ao falar sobre a proximidade do aniversário da Cia. e do desejo de elaborar algum conteúdo para comemoração dos 21 anos, o fotógrafo propôs produzir o vídeo. “Desafio aceito na hora!”, disse.

“Mas como pensar em um trabalho coreográfico criado para este formato digital? E que fosse dinâmico, representativo (queríamos que o vídeo comemorativo fosse marcado pela identidade da nossa metodologia característica, a Metodologia Criart), em um curto período para realização e em plena pandemia? Sem contar com montagem e ensaios totalmente remotos. Para mim, foi uma proposta inovadora e completamente desafiadora”, explicou a coreógrafa.

A CONSTRUÇÃO DO VÍDEO

Sobre o processo de criação, Paula contou que primeiro passo foi a escolha da música. “Logo pensei na composição do Ranni (Rannieri Oliveira) para a parte final de uma coreografia da Criart, denominada Ibi Aram – Terra do Sol, de 2005. Em seguida, definimos o tempo de música que seria coreografado e o trabalho foi iniciado”, detalhou a coreógrafa.

E completou: “foram várias reuniões virtuais com André e elenco. Confesso que foi uma loucura, mas valeu a pena cada minuto. Foi um grande aprendizado para todos nós e com um resultado incrível, editado e dirigido pelo André Ferreira”. Para a construção do vídeo, o fotógrafo disse que pensou num modelo audacioso, com vídeo na vertical, música e coreografias próprias.

“Quando Paula comentou do aniversário da companhia, eu pensei logo em um desafio: criar um vídeo comemorativo; mesmo em casa, mesmo com visual pandemia. Foram duas semanas de comunicação intensa, muitas reuniões virtuais e inúmeras descobertas. Mais uma semana de edição, finalizações e retoques, conclui o vídeo”, explicou André.

Para ele, o resultado também foi de muito aprendizado “e o mais importante: conseguimos usar o vocabulário da Criart para montar conteúdo digital, coreografado para ser consumido e compartilhado em tempos de pandemia”. Mais informações pelas mídias sociais da companhia: Instagram (@criartciadedanca) e Facebook (@criartciadedanca).

FICHA TÉCNICA

Coreografia: Paula Azevedo
Música: Rannieri Oliveira
Bailarinos: Alyne Firmo, ArylsonMatheus, Dryelle Melo, Guilherme Torres, Halanna Magalhães, Halison Santana, Nataly Araújo, Rafael Justino e Stephany Santiago
Direção: André Ferreira

VEJA TAMBÉM  

Apresentação do espetáculo Cangoma, em agosto de 2019. 

Apresentação do espetáculo Cordel Preto e Amarelo, em dezembro de 2018.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Espetáculos de dança fazem parte da programação do 28º Janeiro de Grandes Espetáculos
      Espetáculos de dança fazem parte da programação do 28º Janeiro de Grandes Espetáculos
    • Espetáculo O Quebra Nozes, produzido pelo Studio de Danças e Pina Ballet Hall
      Espetáculo O Quebra Nozes, produzido pelo Studio de Danças e Pina Ballet Hall
    • Os vídeos mais curtidos do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ!
      Os vídeos mais curtidos do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ!

    Deixe um comentário

    Mensagem