Criart Cia. de Dança comemora 21 anos com vídeo inédito, produzido à distância
  • Criart Cia. de Dança | FOTO: Reprodução
    img
  •        
  • Criart Cia. de Dança | FOTO: Reprodução
    img
  •        

A companhia foi idealizada pela coreógrafa Paula Azevedo e fundada em 1999, em Olinda (PE), incorporando elementos da cultura popular com uma releitura contemporânea

Reconhecida por trazer nos seus movimentos passos das danças populares, mas fazendo uma releitura contemporânea, a Criart Cia. de Dança completa 21 anos. Fundada em 22 de agosto de 1999, pela bailarina e coreógrafa Paula Azevedo, em Olinda (PE), a companhia traz no seu repertório espetáculos que exploram as raízes pernambucanas, brasileiras e herança africana, entre outras temáticas.

Nos seus passos, é possível identificar frevo, macaratu, ciranda, caboclinho, cavalo marinho, coco de roda, dança africana e várias danças populares. Mas a Criart também faz uma fusão com o balé clássico e dança contemporânea, além de apresentar alinhamentos e movimentos próprios, que surgiram durante o processo criativo da coreógrafa ao longo da sua experiência na dança.

Porém, como toda a arte vem sendo afetada durante esta pandemia, a Criart também não conseguiu colocar em cena seus espetáculos. Então, surgiu a ideia de produzir um vídeo de dança, mas produzido com bailarinos à distância. O projeto conta com direção do fotógrafo André Ferreira, coreografia de Paula Azevedo e música de Rannieri Oliveira, composta em 2005, especialmente para um dos espetáculos da companhia.

A coreógrafa conta que a idealização do vídeo foi a partir de uma conversa com André Ferreira. Ao falar sobre a proximidade do aniversário da Cia. e do desejo de elaborar algum conteúdo para comemoração dos 21 anos, o fotógrafo propôs produzir o vídeo. “Desafio aceito na hora!”, disse.

“Mas como pensar em um trabalho coreográfico criado para este formato digital? E que fosse dinâmico, representativo (queríamos que o vídeo comemorativo fosse marcado pela identidade da nossa metodologia característica, a Metodologia Criart), em um curto período para realização e em plena pandemia? Sem contar com montagem e ensaios totalmente remotos. Para mim, foi uma proposta inovadora e completamente desafiadora”, explicou a coreógrafa.

A CONSTRUÇÃO DO VÍDEO

Sobre o processo de criação, Paula contou que primeiro passo foi a escolha da música. “Logo pensei na composição do Ranni (Rannieri Oliveira) para a parte final de uma coreografia da Criart, denominada Ibi Aram – Terra do Sol, de 2005. Em seguida, definimos o tempo de música que seria coreografado e o trabalho foi iniciado”, detalhou a coreógrafa.

E completou: “foram várias reuniões virtuais com André e elenco. Confesso que foi uma loucura, mas valeu a pena cada minuto. Foi um grande aprendizado para todos nós e com um resultado incrível, editado e dirigido pelo André Ferreira”. Para a construção do vídeo, o fotógrafo disse que pensou num modelo audacioso, com vídeo na vertical, música e coreografias próprias.

“Quando Paula comentou do aniversário da companhia, eu pensei logo em um desafio: criar um vídeo comemorativo; mesmo em casa, mesmo com visual pandemia. Foram duas semanas de comunicação intensa, muitas reuniões virtuais e inúmeras descobertas. Mais uma semana de edição, finalizações e retoques, conclui o vídeo”, explicou André.

Para ele, o resultado também foi de muito aprendizado “e o mais importante: conseguimos usar o vocabulário da Criart para montar conteúdo digital, coreografado para ser consumido e compartilhado em tempos de pandemia”. Mais informações pelas mídias sociais da companhia: Instagram (@criartciadedanca) e Facebook (@criartciadedanca).

FICHA TÉCNICA

Coreografia: Paula Azevedo
Música: Rannieri Oliveira
Bailarinos: Alyne Firmo, ArylsonMatheus, Dryelle Melo, Guilherme Torres, Halanna Magalhães, Halison Santana, Nataly Araújo, Rafael Justino e Stephany Santiago
Direção: André Ferreira

VEJA TAMBÉM  

Apresentação do espetáculo Cangoma, em agosto de 2019. 

Apresentação do espetáculo Cordel Preto e Amarelo, em dezembro de 2018.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Coreógrafa Andrea Raw lança Escola Panamericana de Dança Moderna, online
      Coreógrafa Andrea Raw lança Escola Panamericana de Dança Moderna, online
    • Exibição do espetáculo “O Peixe Mágico” marca o último encontro do CineDança Corona LAB
      Exibição do espetáculo “O Peixe Mágico” marca o último encontro do CineDança Corona LAB
    • Cia. de Frevo do Recife realiza aulas de frevo gratuitas
      Cia. de Frevo do Recife realiza aulas de frevo gratuitas

    Deixe um comentário

    Mensagem