Dança e Movimento Armorial
  • Livro Deslocamentos armoriais
    img
  •        
  • Roberta Ramos / Divulgação
    img
  •        

 O livro Deslocamentos Armoriais é da professora doutora e pesquisadora Roberta Ramos

A editora Associação Reviva, em parceria com a editora Universitária UFPE, lança o livro Deslocamentos Armoriais, da professora e pesquisadora Roberta Ramos. A obra integra a coleção Encenações do Popular, que a cada publicação aborda a relação da cultura popular com diferentes áreas. A partir de um estudo inédito sobre o Movimento Armorial, criado na década de 70 pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, a obra reúne reflexões sobre literatura, políticas públicas e danças armoriais, numa abordagem crítica do movimento, que tem ampla repercussão no imaginário cultural de Pernambuco e do Brasil. A publicação custa R$ 20,00, tendo parte da tiragem distribuição gratuita para entidades culturais, universidades e bibliotecas.

No livro, Roberta faz um estudo aprofundado sobre os princípios estéticos e ideológicos do Movimento Armorial e lança reflexões críticas com base teórica nos Estudos Culturais, em escritos de Stuart Hall, Nestor García Canclini e Jesús Martín-Barbero, entre outros. Para a realização da pesquisa, a autora foi motivada por resultados obtidos pelo Projeto Acervo RecorDança, dedicado à história da dança da Região Metropolitana do Recife, sob a coordenação de Ailce Moreira, Liana Gesteira, Valéria Vicente e da própria Roberta.

A partir da tríade política-literatura-dança presente no livro, Roberta Ramos multiplica as discussões sobre o estatuto do corpo, sobre as relações entre arte e experimentação, e entre arte e intervenção social, aprofundando tanto as contradições inerentes ao projeto armorial – que teve como objetivo criar uma arte brasileira erudita, com base na cultura popular nordestina de raízes africana, indígena, ibérica e moura e, com isso, fortalecer a ideia de uma identidade cultural brasileira – quanto às formas que o legado desse projeto foram adquirindo em diversas representações posteriores.

A obra traz ainda um apanhado histórico sobre o Movimento Armorial, discussões sobre as suas propostas estéticas e ideológicas, análises do discurso teórico e literário de Ariano Suassuna na construção de uma identidade brasileira e das tentativas de se realizar uma dança armorial. A autora ainda lança reflexões sobre o “corpo armorial” com a análise de três espetáculos de momentos distintos do Grupo Grial: “A Demanda do Graal Dançado” (1998), o primeiro do grupo; “As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto” (2006); e “Ilha Brasil Vertigem” 2006); e, por fim, compara os discursos sobre identidade nacional e cultura popular produzidos nos âmbitos da literatura e da dança armoriais.

O livro revela desde a primeira iniciativa de Ariano Suassuna de introduzir seu pensamento na dança em parceria com a professora de balé clássico Ana Regina, passando pelas experiências do Balé Armorial do Nordeste com a professora Flávia Barros e do Balé Popular do Recife com o coreógrafo André Madureira, e pelos desdobramentos na trajetória do artista Antonio Carlos Nóbrega e do Grupo Grial de Dança, este último criado, em 1997, pela bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo e por Suassuna e que se mantém atuante até hoje. A publicação também aborda espetáculos inspirados ou em homenagem ao Movimento Armorial criados pela Cia Vias da Dança e pelo Balé Stagium.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Inspirações da bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Liana Vasconcelos para produzir dança em casa
      Inspirações da bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Liana Vasconcelos para produzir dança em casa
    • Cenas do Nordeste, online, traz espetáculos de dança e teatro
      Cenas do Nordeste, online, traz espetáculos de dança e teatro
    • Coreógrafo Ivaldo Mendonça se conecta com bailarinos durante a pandemia, através de fotografias
      Coreógrafo Ivaldo Mendonça se conecta com bailarinos durante a pandemia, através de fotografias

    1 Comentários

    Day Lima

    2015-01-26 15:46:09 Responder

    Boa tarde, gostaria de saber como faço para comprar o livro deslocamentos armoriais? Faço teatro licenciatura e adorei a proposta .

    Obrigada.

    Deixe um comentário

    Mensagem