Exibição do espetáculo “O Peixe Mágico” marca o último encontro do CineDança Corona LAB
  • Oficina do Peixe Mágico com Juliana Ibraim | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Oficina do Peixe Mágico com Juliana Ibraim | FOTO: Divulgação
    img
  •        

A apresentação acontece no canal do YouTube e atividades de reforço com crianças beneficiadas pelo projeto vão ser ministradas de forma presencial

Chegando na sua quarta e última conferência, as ações do “CineDança Corona LAB” traz, nesta quarta-feira (16), das 15h às 17h, no canal do YouTube, a exibição audiovisual do espetáculo “O Peixe Mágico”, da Cia. Terraço Artes Integradas (RJ). Em seguida, haverá uma oficina online com reutilização de materiais descartados de mesmo título com Juliana Ibraim.

Esta última edição vai acontecer de forma presencial na ligação PE∕RJ e as educadoras Conceição Ferreira e Adriana Bezerra, que ministram atividades do projeto para crianças que não tem acesso a aulas remotas, vão estar com os alunos das aulas de reforço de moradores para um momento descontraído, seguindo os protocolos de saúde.

O espetáculo “O Peixe Mágico” é uma mostra de bonecos reciclados, inspirada nas histórias esquecidas dos famosos irmãos Grimm. A fábula “O peixe mágico” aborda questões sobre o meio ambiente, sustentabilidade, a reutilização e consumo consciente. Já foi apresentado nas unidades do Sesc Rio, Festival de Inverno do Sesc, escolas e no AquaRio.

E a ” Oficina do peixe mágico” vem com a proposta de promover um momento de interação e produção de um boneco ampliar a visão criativa das diversas possibilidades da resignificação dos resíduos sólidos. A oficina traz um momento agradável a essencial que possibilita aos participantes o desenvolvimento de habilidades manuais e o exercício da reutilização de materiais simples de uso diário, assim, os resíduos sólidos que iriam para o lixo.

Corona LAB

Corona LAB é um projeto que vem sendo desenvolvido desde o começo deste mês pelos artistas Duda Freyre (Recife, PE) e Anderson Hanzen (Rio de Janeiro, RJ), conta com a parceria de Luíla e Pretinha Cineclube. A proposta é trazer quatro encontros virtuais, onde são exibidos trabalhos audiovisuais de dança, com conversas com artistas envolvidos das obras exibidas e em seguida um espaço para debates políticos pertinentes para a área da dança. Nesta edição, já foram realizados debates e apresentações com os temas “Corpo x Casa”, “Dança x Agroecologia” e “Lei Aldir Blanc”.

Cada reunião contou com artistas e profissionais reconhecidos nacionalmente na área de dança, arquiteturta, gestão cultural e da agroecologia. Os temas são provocações para refletir caminhos estéticos e políticos na área da dança, ele traz a interseção com outras áreas de conhecimento que podem contribuir para o debate sobre a construção de mundo na atualidade. Esta ação tem o incentivo do edital emergencial Cultura Presente Nas Redes, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Governo do Rio de Janeiro.

CineDança

O CineDança foi criado em 2019, no contexto do Movimenta Cineclubes e Organização Popular, que realiza uma proposta de formação cineclubista para movimentos populares. Durante 2019, realizou encontros com a classe de Dança em Recife, exibindo vídeos de dança produzidos pelos artistas da cidade e propondo também um espaço para díálogos políticos sobre a atuação da dança local. Uma das propostas desse cineclube é realizar ações itinerantes habitando outros territórios da dança para tecer diálogos estéticos e políticos.

O Corona LAB faz parte dessa ação itinerante do Cinedança sendo a cidade do Rio de Janeiro o território a ser habitado em setembro. A proposta prevê o compartilhamento de saberes políticos entre realizadores Cinedança e artistas dos território do Rio de Janeiro, com dois momentos: uma fala sobre informações das instâncias políticas que podem ser acessadas pelos artistas como espaço de diálogo e construção de política pública a partir das experiências dos envolvidos no CineDança Recife; e uma escuta de como acontecem as práticas políticas e organizações de atuação artística nas cidades que o cineclube está chegando, neste caso, do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

O quê? Espetáculo “O Peixe Mágico”, da Cia Terraço Artes Integradas (RJ) e “Oficina online do Peixe Mágico”, com Juliana Ibraim
Quando: quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Horário: das 15h às 17h
Onde: online, através do canal Cine Dança




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Aline Antunes

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Com ferramentas de dança e educação somática, bailarina realiza a oficina “Ciclos e moveres”
      Com ferramentas de dança e educação somática, bailarina realiza a oficina “Ciclos e moveres”
    • Inscrições abertas para o 27º Janeiro de Grandes Espetáculos
      Inscrições abertas para o 27º Janeiro de Grandes Espetáculos
    • Bailarino e músico Alisson Lima apresenta o espetáculo “Na medida do possível”, online
      Bailarino e músico Alisson Lima apresenta o espetáculo “Na medida do possível”, online

    Deixe um comentário

    Mensagem