Pontas de Pernambuco na Alemanha
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        
  • Amanda Vieira / FOTO: Arquivo pessoal
    img
  •        

A bailarina clássica Amanda Vieira, que fez parte da Escola Bolshoi Brasil, vai integrar a Companhia da Ópera de Dortmund

| Texto: Marília Ferreira |

É na ponta dos pés da bailarina Amanda Vieira, mais um jovem talento, que o balé clássico pernambucano está ganhando o mundo. Filha de pernambucanos, Amanda é alagoana de nascimento, mas veio com a família para Pernambuco com cinco dias de nascida. Hoje, aos 18 anos de idade, ela recorda como iniciou de forma inocente na dança aos 3 anos: “Quando estava saindo da aula de natação vi uma aula de balé e pedi para minha mãe pra dançar. Estudei por 12 anos no Ballet Maysa”.

Após ingressar no Ballet Gonzalez ela começou a participar de mostras competitivas de dança, até que em maio de 2013 durante o Ballace Festival Nacional de Dança realizado em Camaçari na Bahia, ela conseguiu ser aprovada na concorrida seletiva para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. “Fui a única do evento a ganhar a bolsa direto, sem precisar passar por uma outra seleção que acontece em outubro. Assim me mudei para Joinville já em agosto de 2013”, conta ela.

Localizada em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única Escola do Bolshoi fora da Rússia é uma instituição reconhecidamente consolidada quanto a formação e lapidação de talentos da dança e nesse sentido, é uma das escolas mais almejadas para o crescimento profissional de bailarinos e bailarinas. Para alcançarem seus objetivos na dança, os alunos precisam estar comprometidos com a rotina de treinamentos da Escola e a dedicação é um dos principais requisitos para alcançar o sucesso.

“No Bolshoi eu tinha 4 horas de aula por dia. Além das aulas tinha ensaio com os professores e completava com ensaios sozinha. Também pesquisava e assistia muitos vídeos de balé quando estava em casa”, comenta Amanda sobre a sua rotina enquanto aluna no Bolshoi Brasil. Entre as experiências que vivenciou na dança, ela destaca também a participação em espetáculos com a Academia Fátima Freitas, workshops no Studio de Dança Nice Gazzaniga e no Ária Social com a Professora Inês Lima, e o privilégio de ser orientada por Diego López (Argentina/Rio de Janeiro) e por Gilbert D’Assis (Minas Gerais).

E o talento da jovem bailarina está ganhando o mundo, Amanda recentemente assinou contrato com a Companhia da Ópera de Dortmund e já está de viagem marcada rumo à cidade alemã Dortmund para trabalhar na Companhia. A oportunidade surgiu durante a edição deste ano do Seminário Internacional de Dança de Brasília, um dos eventos mais importantes do Brasil e respeitado internacionalmente, reconhecido por possibilitar visibilidade e promover carreiras internacionais aos talentos do ballet brasileiro, através de estágios, bolsas e contratos em conceituadas companhias internacionais.

Sobre o processo seletivo desse importante passo na carreira ela conta: “Em julho desse ano eu fiz aulas e participei da competição no Seminário Internacional de Dança de Brasília – DF, onde Raimondo Rebeck, coreógrafo da Companhia de Dortmund, me viu e propôs o contrato. Dia 18 de agosto viajo para a Alemanha, começando o trabalho no dia 21, quando começa a temporada da companhia”. O saldo do evento foi tão positivo que Amanda também recebeu bolsas de estágios para instituições da França e da Suíça. “Expliquei para os professores que me ofereceram os estágios que eu tinha assinado o contrato, eles entenderam e me disseram para fazer os cursos que os estágios oferecem quando eu tiver uma folga na companhia, como em feriados ou nas férias”, comenta ela.

A mesma dedicação com que Amanda encara a dança também está presente nos estudos escolares, quando ainda estava no 2° ano do ensino médio, ela foi aprovada nas três universidades públicas do estado, chegou até a se matricular no curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, mas não foi possível cursá-lo, já que nesse período foi selecionada para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e precisou se mudar para Joinville. Os seus planos com relação aos estudos universitários continuam, e a dança agora está presente também como área de estudo, sobre isso ela diz: “Pretendo no futuro fazer alguma faculdade relacionada à dança, mas quero fazer fora do Brasil porque lá a dança é muito mais valorizada do que aqui”.

À primeira vista as mudanças são difíceis, tem a distância e a vida em outra cultura, porém com o apoio da família e o foco nos objetivos, as mudanças necessárias ao crescimento profissional são encaradas de forma positiva. O amor pela dança e a dedicação à arte, são elementos motivadores para a realização dos sonhos de Amanda, nesse sentido, as expectativas sobre essa nova etapa na vida da bailarina são as melhores possíveis. “Estou muito ansiosa e animada para chegar logo em Dortmund e poder finalmente dizer que trabalho com o que eu amo. Sempre esperei o momento em que eu pudesse viver e me sustentar apenas da dança, e esse momento finalmente chegou!”, conta Amanda Vieira.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Meia Ponta e Mundo Bailarinístico realizam workshop sobre conteúdo de balé e mídias sociais
      Meia Ponta e Mundo Bailarinístico realizam workshop sobre conteúdo de balé e mídias sociais
    • MOC Dança PE realiza quarta edição virtualmente
      MOC Dança PE realiza quarta edição virtualmente
    • Inspirações da bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Liana Vasconcelos para produzir dança em casa
      Inspirações da bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Liana Vasconcelos para produzir dança em casa

    2 Comentários

    Beatrice Soares

    2014-08-15 21:36:06 Responder

    Tive o privilegio de fazer aulas junto com Amanda, além de ser uma linda bailarina, ela tbm é linda por dentro.. Tem uma simplicidade incrível! Uma pessoa que transmite tranquilidade e paz com sua linda humildade.. Que Deus continue abençoando e guiando os passos dela nessa nova jornada !

    Edna Alves

    2014-08-15 21:41:14 Responder

    Parabéns Amanda. Feliz com seu sucesso.

    Deixe um comentário

    Mensagem