Seminário “Capacita – Dança a dois” promove ciclo de palestras sobre economia criativa e desenvolvimento artístico na dança
  • Jormar Mesquita é um dos palestrantes do evento | FOTO: Layza Vasconcelos
    img
  •        
  • Palestrante Demetrius Gonçalves | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Aneska França | FOTO: André Ferreira
    img
  •        
  • Palestrante - Breno Vieira | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Andréa Carvalho | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Eron Villar | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Keity Carvalho | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Octávio Nassur | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Rogério Alves | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante- Iris Macedo | FOTO: Arnaldo Sete
    img
  •        
  • Palestrante - Juliana Catarine | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Palestrante - Laiz Sena | FOTO: Divulgação
    img
  •        

O evento, da produtora UNO Espaço Criativo de Danças, acontece virtualmente, de 25 a 27/03, e tem inscrições gratuitas

UNO Espaço Criativo de Danças (Recife, PE), com direção de Giselly Andrade, realiza a primeira edição do seminário “Capacita – Dança a dois”. O evento acontecerá de 25 a 27 de março, no formato virtual. Interessados em participar do ciclo de palestras podem realizar as inscrições gratuitamente, através de preenchimento de formulário online.

A proposta do Capacita é trazer várias temáticas associadas a cadeia produtiva da dança salão e demais modalidades da dança. Segundo o dançarino e produtor cultural Felipe Borges, idealizador do projeto, o seminário é voltado para a disseminação do conhecimento prático, teórico e cultural que envolve as danças a dois. “A ideia é fazer uma imersão em conteúdos inerentes à formação profissional dessa linguagem e também um regresso às origens das danças sociais praticadas na região e seus personagens”, explica.

O ciclo de palestras é voltado para profissionais e praticantes das danças de salão (e outras danças, em geral), coreógrafos do Estado de Pernambuco e demais regiões que tenham interesse de absorver conteúdos inerentes ao segmento. Os participantes do evento contarão ainda com certificado de participação. Mas, para recebimento do certificado, é necessário participar de no mínimo de quatro palestras para receber o certificado. O controle de presença será registrado através de link disponibilizado ao final de cada transmissão.

Na programação do Capacita, 12 profissionais com atuação no mercado da dança, economia criativa e áreas acadêmicas e técnicas relacionadas às artes cênicas. As discussões acontecerão ao longo de seis palestras, sendo 1h30 de duração, cada. “O projeto visa a interação de diferentes linguagens da dança, artes visuais e produção cultural, propondo a transversalidade dos recursos entre os participantes e pluralidade de vozes para compor um seminário com conteúdo marcado pela diversidade”, diz o idealizador do projeto, Felipe Borges.

A transmissão do evento será online, através do Youtube. Antes de cada palestra o link da sala de transmissão vai ser enviado para o endereço de e-mail ou whatsapp do participante. O Capacita tem incentivo cultural da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. Mais informações pelo Instagram (@unodancas) e e-mail unodancas@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 25/03

Das 19h30 às 21h
A Economia Criativa no mercado da dança
Com Iris Macedo e Octávio Nassur

SEXTA-FEIRA, 26/03

Das 16h30 às 18h
Marcos Importantes da Dança de Salão em Pernambuco
Com André Carvalho e Laiz Sena

Das 19h30 às 21h
Iluminação em foco: o elemento indispensável para gerar valor às criações de dança
Com Eron Villar e Jomar Mesquita

SÁBADO, 27/03

Das 10h às 11h30
As influências regionais nas danças a dois
Com Breno Vieira e Demetrius Gonçalves

Das 14h30 às 16h
Ballet, biomecânica e valores corporais aplicados a dança de salão
Com Aneska França e Juliana Catarine

Das 16h30 às 18h
A importância do conteúdo audiovisual nas produções de dança
Com Rogério Alves e Keity Carvalho

SOBRE OS PALESTRANTES

Andréa Carvalho – Recife/PE
Bailarina e Produtora Cultural, é percussora da dança de salão no estado de Pernambuco. Inaugurou a primeira escola de dança de salão do NE, a Gafieira Etc e Tal. Realizou a primeira prova pública de dança de Salão do Brasil, com a direção geral de Carlinhos de Jesus, através do SATED PE. Produziu e coordenou eventos como o “Aniversário da Dança de Salão”, o “Campeonato de Dança de Salão do Recife”, o musical “Vacilou, Casou, Dançou”, o “Dançando na Rua”, entre outros. É Idealizadora e diretora Geral do “Natal para Sempre”, musical realizado nos parques do Recife, desde 2014.

Aneska França – Recife/PE
Bailarina, coreógrafa e professora de dança, Pós graduada em dança e consciência corporal. Diretora no Studio Aneska França, membro da diretoria da Associação Pernambucana de Dança de Salão, Professora do colégio Santa Maria, organizadora do Aneska Zouk Congress e delegada da dança nas conferências de cultura de Pernambuco.

Breno Vieira – Recife/PE
É um profissional da dança formado pelo curso de Licenciatura em Dança pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e com 18 anos de carreira. Atua nos segmentos de dança popular, dança de salão e danças latinas. Faz preparação corporal para atores, criação de coreografias e ministra. Atua em espetáculos, musicais, festivais e produções culturais.

Demétrius Gonçalves – Paulista/PE
Professor e Coreógrafo, atuante a mais de 22 anos no mercado de ensino de dança, com formação em diversas linguagens corporais. Pós-Graduado em Dança e Consciência Corporal, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Produção e da Qualidade. Professor de diversos eventos importantes da dança no Brasil. Idealizador de eventos como Cidade do Bolero, Festival de Dança da Cidade do Paulista, dentre outros.

Eron Villar – Recife/PE
É ator, diretor, iluminador e dramaturgo, com 23 anos de carreira artística. Graduado em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – ARTES CÊNICAS pela UFPE (2008). Possui MBA em Gestão de Eventos pela Faculdade UnyLeya, Brasília (2017). Coordenador Técnico e/ou Produtor Executivo em vários festivais; Sócio fundador do Quality Meeting. Leciona a disciplina de iluminação nos Cursos de Interpretação Teatral do SESC desde 2013.

Iris Lima de Macedo – Recife/PE
Gestora Cultural e produtora. Formada em administração, turismóloga e pós-graduada em Comércio Internacional. Atualmente, é pós-graduanda no SENAC/SP no curso Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado. Desde 2011, é Diretora da Fervo Projetos Culturais, onde idealiza e produz projetos que contribuem para o desenvolvimento das artes. É especialista na realização de festivais, a exemplo do Janeiro de Grandes Espetáculos, Mostra Brasileira de Dança e outros.

Jomar Mesquita – Belo Horizonte/MG
Professor, coreógrafo e bailarino, dirige a Associação Cultural Mimulus, a Mimulus Cia. de Dança e a Mimulus Escola de Dança desde 1990, desenvolvendo extenso trabalho de pesquisa das danças a dois. Desenvolve também trabalhos como professor e coreógrafo de outros grupos profissionais de dança e teatro, destacando-se: São Paulo Companhia de Dança, Balé Teatro Castro Alves, entre outros.

Juliana Catarine – Recife/PE
Professora e bailarina com extensa experiência em workshops de dança e festivais no Brasil, e apresentações no exterior na Austrália. Três vezes vice campeã nacional de Dança de Salão. É graduada em Educação Física e pós graduada em Treinamento de Força, atualmente é estudante do curso de Fisioterapia.

Keity Carvalho
Especialista em produções audiovisuais e streaming, agregando valor ao produto artístico. Referência nas produções de teaser para apreciação e veiculação de imagens e cenas, presente em festivais e projetos que utilizam esse recurso com maestria para suas veiculações.

Laiz Sena – Recife/PE
Pernambucana, dançarina e coreógrafa, iniciou suas atividades com a dança de salão em 1993, no Recife, com o dancarino Renato Feijo (RJ). Em 1998 criou a Laiz Sena Cia. de Dança. Tem uma vasta experiência com companhia de dança, em academias, escolas, teatros e espetáculos. Especializações e cursos com renomados mestres no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Argentina e outros. Teve apresentações de suas coreografias em diversos eventos, como Festival Nacional de Danca, Festival de Inverno de Garanhuns, Festival Internacional de Dança, Aniversário da Dança de Salão do Recife, Dançando na Rua, Festival da Seresta e Mostra Brasileira de Dança.

Octávio Nassur – Curitiba/SC
Design de experiências artísticas, é idealizador do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop e eventos na área da cultura há 27 anos. Coordenador nacional do MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural – da Faculdade Inspirar, em Curitiba. Diretor artístico e coreográfico, autor do livro “Culinária Coreogáfica” – desmedidas de receitas para iniciantes na cozinha cênica. Produtor Coreográfico, é diretor geral da Dance & Concept Brasil desde 1998.

Rogério Alves – Recife/PE
Segue vivendo no mundo das artes cênicas e visuais a quase 30 anos, não gosta de ser chamado de multi-artista, mas que nome se dá a quem trabalha com tantas linguagens artísticas? Dança, teatro, design, fotografia, filmagens, edição de vídeo, direção, produção, palhaçaria, além de grande habilidade em lidar com pressão e gente, tem uma sensibilidade no olhar muito sua. Esse cardápio profissional de tantas artes é o que o alimenta para seguir jornada nesse mundo.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Neste Dia do Frevo, confira nosso TOP 5 com passistas frevando Na Ponta do PÉ!
      Neste Dia do Frevo, confira nosso TOP 5 com passistas frevando Na Ponta do PÉ!
    • Aulas de ballet 30+, conexão corporal, dança para crianças e pilates são oferecidas pela bailarina Camila Alvim, online
      Aulas de ballet 30+, conexão corporal, dança para crianças e pilates são oferecidas pela bailarina Camila Alvim, online
    • Diálogos sobre homens na dança marcam a quinta edição do projeto Mu-Dança
      Diálogos sobre homens na dança marcam a quinta edição do projeto Mu-Dança

    Deixe um comentário

    Mensagem