Bailarinos, atenção ao compartilhar maquiagem no camarim
  • Make 'emprestada' pode aumentar risco de contaminação
    img
  •        
  • Dermatologista Regina Sales | FOTO: Fábio Staudinger
    img
  •        
  • Make 'emprestada' pode aumentar risco de contaminação
    img
  •        
  • Dermatologista Regina Sales | FOTO: Fábio Staudinger
    img
  •        

Na Ponta do PÉ conversou com uma dermatologista para esclarecer os perigos do compartilhamento de maquiagem e dar dicas sobre cuidados com a pele

A maquiagem é um dos itens que não faltam no camarim de bailarinos no momento de preparação para entrar nos palcos. Nessa fase de caracterização, é prática comum o compartilhamento da maquiagem, seja pelo corre-corre do momento como também pela falta de planejamento. Por vezes, os bailarinos esquecem de levar seu próprio produto ou não há uma definição prévia dos tons a serem usados no espetáculo, o que acarreta no uso de um mesmo item de maquiagem por várias pessoas.

Essa prática, apesar de comum, traz consigo perigos à saúde, já que pode disseminar contaminação por microrganismos.

Para falar sobre o assunto, batemos um papo com a dermatologista Regina Sales, que além de explicar sobre o tema, deu dicas sobre outros cuidados com a pele que devem ser tomados pelos bailarinos, um público que geralmente usa uma maquiagem “pesada” para as apresentações e que, por isso, deve ter uma atenção especial a pele com cuidados diários. Abaixo, confira a entrevista da dermatologista especialmente para Na Ponta do PÉ!

[Na Ponta do PÉ] A maquiagem pode ser compartilhada? Se não, por quê?
[Regina Sales] A maquiagem deve ser algo bem pessoal, não devendo ser emprestada ou compartilhada pelo risco de contaminação com alguns microrganismos. Cada indivíduo é resistente a um determinado número de bactérias e convive bem com isso, mas outras pessoas podem ser sensíveis a elas. Além de bactérias, pode haver contaminação com fungos e vírus como por exemplo o vírus do herpes simples que pode ser transmitido pelo uso do batom.

[NPP] Quais os principais riscos para a pele que as pessoas que compartilham maquiagem podem correr?
[RS] No caso do batom, a transmissão do herpes simples acontece com frequência. O vírus do herpes é bastante comum na população, além de inúmeras outras doenças presentes na saliva e que podem ser transmitidas.

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microorganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios. Há também vírus e bactérias mais agressivos, como é o caso do herpes e do gonococo, que podem ocasionar úlceras de córnea.

Em relação ao pó e base podem ser fortes transmissores de infecções fúngicas e bacterianas. Pacientes com acne ou qualquer escoriação no rosto são mais suscetíveis.

[NPP] Como conservar e armazenar a maquiagem para evitar fungos ou qualquer tipo de contaminação?
[RS] O mais importante é manter a maquiagem em local sem umidade. Observar se está no prazo de validade, pois existem substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence.

Sempre recomendo lavar os pinceis com frequência. As cerdas do pincel apresentam resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos, além de ser reservatório de fungos e bactérias. Muito importante lavar os pincéis e deixar secar bem em local arejado. Nunca guardar pincéis úmidos, nem usar secador para secá-los. Podem ser lavados com shampoo neutro ou até mesmo há a opção de comprar produtos que retiram resíduos de pigmentos das cerdas.

[NPP] Qual a importância de tirar toda a maquiagem antes de dormir?
[RS] A maquiagem quando fica muito tempo em contato na pele tem uma ação oxidante, portanto a sua remoção previne os danos do envelhecimento cutâneo. A higienização da pele também é importante para diminuir a oleosidade e a chance de adquirir acnes e irritabilidade. Sempre lembrar de higienizar a região dos olhos. A maquiagem pode causar desde infecções como conjuntivite, além de enfraquecimento dos cílios e deixá-los quebradiço.

[NPP] Bailarino geralmente usa maquiagem pesada. Como fazer para a pele dar uma respirada?
[RS] Como não podem deixar de usar maquiagem, o ideal é sempre que for usar aplicar hidratante antes da maquiagem e higienizar bem esta pele. Retirar o excesso da maquiagem com lenço demaquilante hipoalergênico e testado dermatologicamente ou com um algodão com água micelar. Utilizar sempre um produto adequado ao seu tipo de pele.

Não esquecer de remover a make da região dos olhos. Importante procurar por um gel de limpeza ocular que não irrite e que remova produtos a prova da água também.

Após uso do demaquilante, deve lavar o rosto com um sabonete líquido ou em barra para remover qualquer resíduo que faltou.

[NPP] Qual a importância de hidratar a pele e como isso deve ser feito?
[RS] A hidratação da pele deve ser realizada sempre com produto adequado para cada tipo de pele, de preferência produtos de ação não comedogênica. A hidratação ajudará a diminuir os poros e a melhorar a textura da pele.

Cuidar da pele no dia a dia é fundamental. Uma pele bem tratada requer menos maquiagem. Com tratamento adequado é possível reduzir poros, rugas e melhorar a textura da pele. Outra dica, sempre que possível utilizar maquiagem mineral com menos metais. Estas obstruem menos os poros e têm ação oxidativa menor.

A dermatologista Regina Sales atende no Recife, na Clínica Pele, localizada na Zona Sul da cidade. Agendamento de consultas: (81) 3139.6001 ou 99494.1402

* Publicação original de 12/09/2019.



Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Fabiana Almeida

ÚLTIMOS POSTS:

  • Ballet Fernanda D’Angelo celebra a amizade com o espetáculo Toy Story Dance
    Ballet Fernanda D’Angelo celebra a amizade com o espetáculo Toy Story Dance
  • Na Ponta do PÉ completa 7 anos noticiando dança
    Na Ponta do PÉ completa 7 anos noticiando dança
  • Espetáculo Reset, do Espaço Endança, propõe resgate da infância
    Espetáculo Reset, do Espaço Endança, propõe resgate da infância

Deixe um comentário

Mensagem