Bailarinos, atenção ao compartilhar maquiagem no camarim
  • Make 'emprestada' pode aumentar risco de contaminação
    img
  •        
  • Dermatologista Regina Sales | FOTO: Fábio Staudinger
    img
  •        
  • Make 'emprestada' pode aumentar risco de contaminação
    img
  •        
  • Dermatologista Regina Sales | FOTO: Fábio Staudinger
    img
  •        

Na Ponta do PÉ conversou com uma dermatologista para esclarecer os perigos do compartilhamento de maquiagem e dar dicas sobre cuidados com a pele

A maquiagem é um dos itens que não faltam no camarim de bailarinos no momento de preparação para entrar nos palcos. Nessa fase de caracterização, é prática comum o compartilhamento da maquiagem, seja pelo corre-corre do momento como também pela falta de planejamento. Por vezes, os bailarinos esquecem de levar seu próprio produto ou não há uma definição prévia dos tons a serem usados no espetáculo, o que acarreta no uso de um mesmo item de maquiagem por várias pessoas.

Essa prática, apesar de comum, traz consigo perigos à saúde, já que pode disseminar contaminação por microrganismos.

Para falar sobre o assunto, batemos um papo com a dermatologista Regina Sales, que além de explicar sobre o tema, deu dicas sobre outros cuidados com a pele que devem ser tomados pelos bailarinos, um público que geralmente usa uma maquiagem “pesada” para as apresentações e que, por isso, deve ter uma atenção especial a pele com cuidados diários. Abaixo, confira a entrevista da dermatologista especialmente para Na Ponta do PÉ!

[Na Ponta do PÉ] A maquiagem pode ser compartilhada? Se não, por quê?
[Regina Sales] A maquiagem deve ser algo bem pessoal, não devendo ser emprestada ou compartilhada pelo risco de contaminação com alguns microrganismos. Cada indivíduo é resistente a um determinado número de bactérias e convive bem com isso, mas outras pessoas podem ser sensíveis a elas. Além de bactérias, pode haver contaminação com fungos e vírus como por exemplo o vírus do herpes simples que pode ser transmitido pelo uso do batom.

[NPP] Quais os principais riscos para a pele que as pessoas que compartilham maquiagem podem correr?
[RS] No caso do batom, a transmissão do herpes simples acontece com frequência. O vírus do herpes é bastante comum na população, além de inúmeras outras doenças presentes na saliva e que podem ser transmitidas.

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microorganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios. Há também vírus e bactérias mais agressivos, como é o caso do herpes e do gonococo, que podem ocasionar úlceras de córnea.

Em relação ao pó e base podem ser fortes transmissores de infecções fúngicas e bacterianas. Pacientes com acne ou qualquer escoriação no rosto são mais suscetíveis.

[NPP] Como conservar e armazenar a maquiagem para evitar fungos ou qualquer tipo de contaminação?
[RS] O mais importante é manter a maquiagem em local sem umidade. Observar se está no prazo de validade, pois existem substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence.

Sempre recomendo lavar os pinceis com frequência. As cerdas do pincel apresentam resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos, além de ser reservatório de fungos e bactérias. Muito importante lavar os pincéis e deixar secar bem em local arejado. Nunca guardar pincéis úmidos, nem usar secador para secá-los. Podem ser lavados com shampoo neutro ou até mesmo há a opção de comprar produtos que retiram resíduos de pigmentos das cerdas.

[NPP] Qual a importância de tirar toda a maquiagem antes de dormir?
[RS] A maquiagem quando fica muito tempo em contato na pele tem uma ação oxidante, portanto a sua remoção previne os danos do envelhecimento cutâneo. A higienização da pele também é importante para diminuir a oleosidade e a chance de adquirir acnes e irritabilidade. Sempre lembrar de higienizar a região dos olhos. A maquiagem pode causar desde infecções como conjuntivite, além de enfraquecimento dos cílios e deixá-los quebradiço.

[NPP] Bailarino geralmente usa maquiagem pesada. Como fazer para a pele dar uma respirada?
[RS] Como não podem deixar de usar maquiagem, o ideal é sempre que for usar aplicar hidratante antes da maquiagem e higienizar bem esta pele. Retirar o excesso da maquiagem com lenço demaquilante hipoalergênico e testado dermatologicamente ou com um algodão com água micelar. Utilizar sempre um produto adequado ao seu tipo de pele.

Não esquecer de remover a make da região dos olhos. Importante procurar por um gel de limpeza ocular que não irrite e que remova produtos a prova da água também.

Após uso do demaquilante, deve lavar o rosto com um sabonete líquido ou em barra para remover qualquer resíduo que faltou.

[NPP] Qual a importância de hidratar a pele e como isso deve ser feito?
[RS] A hidratação da pele deve ser realizada sempre com produto adequado para cada tipo de pele, de preferência produtos de ação não comedogênica. A hidratação ajudará a diminuir os poros e a melhorar a textura da pele.

Cuidar da pele no dia a dia é fundamental. Uma pele bem tratada requer menos maquiagem. Com tratamento adequado é possível reduzir poros, rugas e melhorar a textura da pele. Outra dica, sempre que possível utilizar maquiagem mineral com menos metais. Estas obstruem menos os poros e têm ação oxidativa menor.

A dermatologista Regina Sales atende no Recife, na Clínica Pele, localizada na Zona Sul da cidade. Agendamento de consultas: (81) 3139.6001 ou 99494.1402

* Publicação original de 12/09/2019.



Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Fabiana Almeida

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Espetáculos de dança fazem parte da programação do 28º Janeiro de Grandes Espetáculos
      Espetáculos de dança fazem parte da programação do 28º Janeiro de Grandes Espetáculos
    • Espetáculo O Quebra Nozes, produzido pelo Studio de Danças e Pina Ballet Hall
      Espetáculo O Quebra Nozes, produzido pelo Studio de Danças e Pina Ballet Hall
    • Os vídeos mais curtidos do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ!
      Os vídeos mais curtidos do Festival de Vídeos de Dança Na Ponta do PÉ!

    Deixe um comentário

    Mensagem